terça-feira, 16 de outubro de 2007

Caça as bruxas leva à obra-prima

Christ on Concrete, Give us this day e Salt to the devil, foram todos este os títulos que o esta obra-prima do cinema é conhecida. Traduzimos como passou no Brasil há 50 anos atrás sem tanto alarde da mídia: O Preço de uma vida.
Dirigido por Edward Dmytryk, O Preço de uma vida foi realizado na época de caça às bruxas nos EUA: a época do marcatismo onde vários artistas foram perseguidos por terem opiniões contrárias ao Governo Americano. Fazendo parte da lista negra, Dmytryk resolveu filmar a história na Inglaterra, com toda coragem. Muitos cineastas na época usavam pseudônimos para realizar obras. Dmytrik não quis isso. Seu nome está estampado acima do título do filme no crédito inicial, assim como também o de seu seu roteirista Ben Barzman.
O filme é uma produção feita com poucos recursos, entretanto de maneira tão artística que revista hoje, é considerado por muitos como a obra-prima de Dmytryk. Com traços do neo-realismo italiano e do cinema noir americano, o filme é baseado numa novela de Pietro di Donato e conta a história de um homem e de sua família que vindos da Itália, tentam sobreviver nos EUA durante a época da depressão.
Nem tanto pela sua história, mas mais pelas pessoas envolvidas no projeto, o filme foi perseguidos pelos censores e distanciado do público. A própria história de Dmytryk, que posteriormente denunciou alguns colegas para continuar fazendo filmes nos EUA, demonstra a dificuldade de estabelecer uma verdade para este filme, que a Lume Filmes orgulhosamente lança para o mercado brasileiro de DVD. Uma obra-prima bela, capaz de emocionar e chocar.

Nenhum comentário: