terça-feira, 9 de outubro de 2007

Madre Joana dos Anjos e Filhos de Hiroshima já estão sendo distribuidos

Já em diversas locadoras e lojas os DVD´s deste mês da Lume Filmes. É o início da Coleção Lume Clássicos que terá pela frente uma seleção dos melhores filmes do cinema mundial de todos os tempos. O diferencial da Coleção é que será composta por filmes importantes mas muitos deles desconhecidos do público brasileiro ou esquecidos pela descaso da memória coletiva.
Filhos de Hiroshima é inédito em DVD no mundo todo e foi realizado em 1952 logo após a Segunda Guerra mundial e tem como cenário real, os escombros da cidade de Hiroshima. Poético e rigoroso filme foi dirigido por Kaneto Shindô e é uma lição do bom cinema oriental clássico.
O outro filme é o sensacional Madre Joana dos Anjos de Jerzy Kawalerowicz. Transcrevo abaixo o que o crítico Ricardo Calil no revista Bravo de setembro falou dele:
"Difícil entender por que esta obra-prima do cinema aparece com tão pouca freqüência na lista dos melhores filmes da história. Talvez porque o polonês Kawalerowicz não tenha conseguido realizar depois outro trabalho à altura e tenha sido esquecido pela maioria dos cinéfilos. Madre Joana dos Anjos acompanha um padre (Voit) convocado a um convento para exorcizar uma religiosa (Winnicka) possuída por oito demônios. Com cenas de enorme rigor formal e uma história que mistura fi lme de terror e reflexão metafísica, Madre... não deve nada aos melhores momentos do cinema em sua época. Não seria um sacrilégio dizer, por exemplo, que ele é superior a O Sétimo Selo (1957), de Ingmar Bergman."
Para os próximos lançamentos da Coleção Lume Clássicos o belo Yasujiro Ozu - Pai e Filha, o desconhecido e neo realista Edward Dymitric - O Preço de uma Vida, o policial noir de Kurosawa - O Anjo Embriagado, o sensacional e fantasmagórico Kengi Mizigotu - Contos da Lua Vaga e ainda George Cukor, Otto Premminger, Joseph Losey, Luis Bunuel entre outros...

3 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Desconhecia por completo esse intrigante filme antes de vê-lo na seção de futuros lançamentos da 2001 VIDEO. Com certeza, irei comprá-lo.

André disse...

Podiam lançar também algumas obras do Theo Angelopoulos

Lume Filmes disse...

Theo Angelopoulos é um grande nome. Estamos tentando Paisagem na Neblina!